Você sabe o que é o seguro fiança locatícia e porque esta é a melhor modalidade de garantia de locação de imóvel para você ou para sua empresa?

Até o surgimento deste seguro, quando alguém queria alugar um imóvel urbano, seja ele residencial ou comercial, só existiam duas modalidades de garantia.

A primeira e mais comum é o fiador, modalidade em que o interessado deve incluir uma terceira pessoa física ou jurídica no contrato como forma de garantir o pagamento do aluguel.

O grande problema desta modalidade é sua enorme burocracia e a dificuldade em encontrar uma pessoa confiável que queira ser a fiadora do contrato.

Já o caução é sem dúvida, a forma de garantia mais cara de todas, pois o locatário deve pagar o valor adiantado de 3 meses de aluguel mais as taxas.

 Desse modo, estas duas modalidades de garantia  limitam muito a locação de um imóvel apropriado e de forma rápida.

Em contrapartida, surgiu no mercado uma terceira opção, uma modalidade que veio para facilitar a vida dos locatários, locadores e das imobiliárias.

 Para você ter ideia, em 2020  o seguro de fiança locatícia teve um crescimento de 76% em relação a 2019 e hoje figura entre as maiores tendências no mercado de locação de imóveis urbanos.

O motivo?

 O seguro fiança locatícia é a melhor forma de garantia em um contrato de locação. Afinal, ele é muito mais simples do que o fiador  e muito mais barato do que a caução.

Veja então porque você deve contratar um seguro de fiança locatícia para alugar o seu imóvel.

 

O que é seguro fiança locatícia?

O seguro fiança locatícia é uma forma de garantia do cumprimento do contrato de locação. Assim, é o locatário que paga o valor do seguro como uma forma de garantir ao locador o pagamento do aluguel, caso haja inadimplência.

Ou seja, caso o locatário/inquilino não pague o aluguel ao locador/dono do imóvel, este receberá o pagamento da seguradora.

O pagamento feito pela seguradora não isenta o locatário da obrigação de pagar o aluguel, contudo em casos de inadimplência quem cobrará do locatário/inquilino será a seguradora.

Em regra, este seguro garante apenas o pagamento em casos de inadimplência, mas há casos em que ele também poderá cobrir outros gastos como IPTU, contas de água, luz etc.

Segundo a Resolução nº 202, de 2008, do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), as principais regras do seguro fiança locatícia são:

  • É proibido que um contrato de locação tenha a cobertura de mais de um tipo de seguro locatício
  • O prazo para garantia do seguro tem que ser o mesmo prazo de vigência do contrato de locação

Quem paga o seguro?

O seguro é pago pelo inquilino, ou seja, por aquele que aluga o imóvel. O pagamento poderá ser parcelado em até dez vezes ou pelo prazo de duração do contrato de locação.

 

Vantagens do seguro fiança locatícia

A contratação de um seguro fiança locatícia traz diversos benefícios tanto para o locador quanto para o locatário e até mesmo para as imobiliárias.

Para o locador/dono do imóvel  a maior vantagem é a garantia do recebimento dos valores do aluguel.  Além disso, também há a possibilidade da cobertura de multas, pinturas e eventuais danos ao imóvel.

Já para quem está à procura de um imóvel para alugar, o principal benefício do seguro é a liberdade de poder alugar o imóvel mais adequado a suas necessidades, sem precisar ir atrás de fiadores ou ter um determinado valor em dinheiro para caução.

Isto sem dúvida, garante mais agilidade e segurança no processo de locação.

Outra vantagem é que o locatário pode parcelar o seguro pelo tempo de duração do contrato de aluguel, podendo chegar até a 60 parcelas.

 

Quanto custa um seguro fiança locatícia?

O valor pago pelo seguro irá depender da seguradora contratada, da cobertura solicitada pelo locatário/inquilino e também do tipo de imóvel alugado, bem como sua localização etc.

Contudo, em regra ele chega no máximo a duas vezes o valor do aluguel do imóvel.

 

Quem pode solicitar o seguro?

Qualquer pessoa física ou jurídica que necessite de um imóvel urbano seja para fins residenciais ou comerciais.

Contudo, pessoas que têm o nome registrado no SPC ou que tenham uma renda menor de duas a três vezes o valor do aluguel podem ter a solicitação para o seguro negada.

 

Quais imóveis eu posso alugar?

Qualquer imóvel urbano para fins residenciais, comerciais e não comerciais. Além disso, você também pode alugar vagas de estacionamento, hotéis, galpões comerciais, apart-hotéis e até mesmo aluguel por temporada.

 

O Que Precisa para cotar o Seguro Fiança?

Comprovar renda mínima de 3 vezes o valor do aluguel, condomínio e IPTU somados.

E vale ressaltar que as seguradoras são muito mais críticas para aceitar quem possui pendências em suas finanças.

As seguradoras costumam pedir os seguintes documentos:

Para pessoal Física:

  • Carteira de identidade e CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovação de endereço.

Para pessoal Jurídica:

  • Contrato Social:
  • Informações financeiras dos três últimos anos (balanços com Ativo/Passivo e DRE)

 

Porque contratar um seguro fiança locatícia é a melhor opção para sua empresa

Como vimos, o seguro fiança locatícia é a melhor modalidade de garantia em contratos de locações de imóveis urbanos que existe.

Além de você pagar muito mais barato do que pagaria na modalidade caução, você também não precisa se preocupar em encontrar um fiador para a realização do contrato.

Ademais, o seguro oferece diversas vantagens como possibilidades de parcelamento, descontos progressivos em cada renovação e acima de tudo, a garantia do cumprimento do contrato.

Você poderá alugar imóveis, salas ou galpões comerciais sem estresse ou dor de cabeça. Sua única preocupação será com a instalação da sua empresa no imóvel da sua preferência.

Mas, para que todo o contrato seja feito de forma segura é fundamental que você escolha uma seguradora experiente e confiável.

A Majestade Seguros e Garantias é uma corretora especializada para te auxiliar em todo este processo.

Afinal, o seguro fiança locatícia é nossa especialidade e nós oferecemos tudo o que você e a sua empresa precisam para alugar o imóvel ideal de forma rápida e segura.

Faça o seu orçamento sem sair de casa ou fale com um de nossos consultores.

© Todos os direitos reservados - MAJESTTADE SEGUROS & GARANTIAS

small_c_popup.png

SOLICITE UMA PROPOSTA

Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência no nosso site. Ao concordar, você aceita o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade. (saiba mais)